mind map

Certificação Microsoft 70-486: Developing ASP.NET MVC Web Applications

Olá pessoal, tudo bem?

O último passo para conquistar meu objetivo de me tornar MCSD em Web Applications era a certificação 70-486: Developing ASP.NET MVC Web Applications. Fui aprovado com 768 pontos e consegui minha certificação!

Nesse post, assim como nas provas 70-487 e 70-480, vou contar algumas dicas e impressões do exame.

Sobre a prova

A prova segue o mesmo formato da 70-487, tendo aproximadamente 50 questões e 2 ou 3 casos de uso, que são cenários reais com vários requisitos que baseiam as questões. É necessária atenção especial a todos esses requisitos ao analisar as questões, pois um item ignorado pode significar uma alternativa a mais ou a menos que deveria ser marcada.

Os tópicos cobrados no exame estão disponíveis na página oficial da prova, bem como uma descrição rápida de cada tema.

mind map

Mind map dos tópicos da prova. Fonte

Fonte de estudos

Na pesquisa que eu fiz, não encontrei na internet alguma fonte que cobrisse todos os itens da prova de forma completa. A maioria apontava para o site da MSDN e o livro oficial Exam Ref também não me agradou como o da prova 70-487.

O que me ajudou nessa exame foi minha vivência. Trabalho com ASP.NET MVC desde o começo da carreira, então todos os assuntos são bem naturais para mim. Para cada tópico, fazia uma pesquisa rápida e lia 1 ou 2 posts para ter uma ideia do conteúdo.

Uma fonte que ouvi falar bem é o Learning Path do Pluralsight, que contém 60 horas de curso sobre os temas da prova. Se você não tem muita experiência com ASP.NET MVC, sugiro fazer os cursos para ganhar conhecimento para o dia a dia e também para o exame. Caso ainda não tenha, faça o cadastro no Visual Studio Dev Essentials para ganhar 6 meses de assinatura do Pluralsight.

Dicas para o exame

A lista abaixo contém alguns itens que são bem prováveis de estarem na sua prova. Estude-os com mais atenção:

  • Memorize bem algumas interfaces do framework o modo de implementá-las, como IModelBinder, IHttpHandler e IHttpModule;
  • Como implementar media queries no CSS;
  • O atributo HTML video;
  • Conceito e implementação de Bundle;
  • Quando usar State Server, Session State ou Application State;
  • Como mapear rotas;
  • Como usar a classe Contract.

É isso, pessoal. Com bastante estudo e dedicação, conquistei esse objetivo e espero ter ajudado outros na busca pela certificação também.

Qualquer dúvida, não deixe de fazer um comentário!

Obrigado e até mais :)